sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Carnaval (R) Evolução 2019 - convite

"A pergunta é: onde foi parar nosso aventureiro? Onde está nossa criança íntima ou nosso primitivo, toscos sim, mas cheios de vida? Em forma muito atenuada eles passaram por inteiro para nossa conversação, para nossas desculpas, para nossos autoelogios intermináveis. A conversa com os outros se transforma magicamente em um palco, onde cada qual exibe as virtudes que mais gostaria de ter e critica os defeitos do outro, tudo com gestos, caras e vozes que são começos de ação. São atores, e não heróis. Tristes atores, porque onde não há risco não há aventura. E no discurso interminável não há risco nenhum. [...] As pessoas precisam ter a ilusão de estar fazendo muita coisa a fim de não perceber as muitas coisas que há para fazer e não são feitas, porque exigem coragem, decisão e o afrontar ou o confrontar-se com outros. [...] nós reprimimos demais nossa criança, nosso primitivo e sobretudo nosso animal. Não somos capazes de ter prazer, de nos mostrar alegres, de brincar. Como não fazemos nada disso e como tudo isso é essencial, passamos tudo isso para o eterno papo furado de todo dia, conversa sem sentido vital, porém com um certo ar de palco sobre o qual cada um se exibe na sua hora. O falador interminável é um aventureiro frustrado. Ele conta todas as aventuras que não viveu. [...] o que temos nós a ensinar para as crianças sobre a arte de viver?"
Minha querida mamãe, p. 182-183, José A. Gaiarsa
"A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade."  Paulo Freire


 Carnaval (R) Evolução 2019 - Convite
Detalhes da Programação

Ano passado fiz o convite e acabei desistindo do evento.
Na FASE 0 do JTI - Jogo Teso ITTAPA, foram 6 anos e 5 eventos. Sendo os com mais participação nos carnavais de 2014 e 2017.
Agora entramos no Ano Porco Terra, e nele marcamos a FASE 1, que durará por mais 6 anos.

Remodelamos e (finalmente) definimos os detalhes do Jogo Teso ITTAPA. Composto de uma moeda/ação de investimento, de atividades permanente de autobioconstrução, autoconhecimento, caminhadas & passeios, sessões de ayahuasca. 

Comecei o chamado pro Carnaval deste ano em 16 de janeiro, e apareceram interessados de cidades variadas, e agora começo a definir melhor o convite.

Este evento continua sem uma programação fechada, acontecerá de qualquer maneira e com quantos vierem.
Pretendo que seja uma INTRODUÇÃO ao contato com a natureza bruta. Pois antes de tudo, Mãos Na Terra é um Programa de Índio...
Ou seja, não queremos e nem podemos abrigar muitas pessoas, cabem poucas barracas e num país que admira MITOS da esquerda e da direita, queremos pessoas que podem até votar neles, mas possuem uma visão crítica e, principalmente, aceitam críticas. Ou seja, pessoas abertas a auto crítica.